Hyperlocal oficial

Esses tempos, recebi pelo correio um folder da polícia de Birmingham sobre a zona sul da cidade (onde moro). Fala sobre as iniciativas da polícia com a comunidade e tem dados sobre os crimes mais frequentes na área (arrombamento e roubo a casas, “crimes contra veículos” e assalto a pedestres, o que subiu nos últimos anos). Há uma lista de telefones úteis, com os números da polícia por departamento (Crimestoppers, suporte à vítima, Anti-Social Behaviour Actionline e violência doméstica). Há placas por aqui do programa Neigbourhood Watch – me parece que a comunidade se articula melhor para o seu próprio bem do que no Brasil.

Também recebi um jornalzinho – os boletins das paróquias de Porto Alegre são mais bem-feitos – sobre as melhorias no bairro (vasos de flores, placas de Welcome e a trilha para caminhada e bicicletas em um parque). Nas quatro matérias, três tem o título começando com Improving… Interessante é que vem telefones e e-mails dos councillors dessa região. 

É tudo a versão oficial dos fatos? É, mas, pelo menos, existe um hyperlocal news oficial e chega algo na casa das pessoas com os contatos de quem pode ajudar. Em Porto Alegre, se o jornal não faz o ‘serviço’, ele não existe.

* * *

Uma iniciativa à qual me cadastrei é o Birmingham Community Alert. O serviço envia alertas para celulares e e-mails sobre incidentes e acidentes que podem interferir na vida da população. Vi o anúncio num jornal, e era catastrófico, na linha “enchentes, incêndios, atos terroristas – você nunca sabe quando está seguro” (medo! Birmingham pareceu o pior lugar do mundo). Exemplo: esses tempos, houve uma ameaça de bomba no centro da cidade (próximo a um abrigo de refugiados), e a polícia interditou umas quatro ruas. Nesse horário, eu estava em aula. Recebi as mensagens, com as ruas interditadas, pelo celular.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s